Menu



Sugestões de leitura!

 
 Sinopse

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado no programa de português do 9º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade I. Também recomendado para as Novas Oportunidades, destinado a leitura autónoma - Grau de Dificuldade II

Esta obra retrata a dureza do mundo rural português recorrendo a uma linguagem simples mas cuidada.
Histórias que giram em torno de personagens duras e terrosas que têm como cenário de fundo a paisagem transmontana que ilustram o confronto do homem contra as leis divinas e terrestres que o aprisionam.
Novos Contos da Montanha de Miguel Torga

Excerto
«Na tua ideia, o que escrevo, como por exemplo estas histórias, épara te regalar e, se possível for, comover. Mas quero que saibas que ousei partir desse regalo e dessa comoção para te responsabilizar na salvação da casa que, por arder, te deslumbra os sentidos»
Miguel Torga
 

Sinopse

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado no programa de português do 7º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II. Também recomendado para as Novas Oportunidades, destinado a leitura autónoma - Grau de Dificuldade I.

Escrito num registo peculiar marcado pelo recurso a um tom coloquial, a uma adjectivação específica e a diversas metáforas muito expressivas sobre uma realidade à qual se encontra intimamente ligado.
As personagens e a acção desta história têm um carácter profundamente humano com um tom dramático e até desesperado.
Bichos de Miguel Torga

Excerto
«Querido leitor: São horas de te receber no portaló da minha pequena Arca de Noé. Tens sido de uma constância tão espontânea e tão pura a visitá-la, que é preciso que me liberte do medo de parecer ufano da obra, e venha delicadamente cumprimentar-me uma vez ao menos. Não se pagam gentilezas com descortesias, e eu sou instintivamente grato e correcto (…)»
Miguel Torga
 

Sinopse

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado no programa de português do 9º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade III. Também recomendado para as Novas Oportunidades, destinado a leitura autónoma - Grau de Dificuldade III.

Capitães da Areia é o livro de Jorge Amado mais vendido no mundo inteiro. Publicado em 1937, teve a sua primeira edição apreendida e queimada em praça pública pelas autoridades do Estado Novo. Em 1944 conheceu nova edição e, desde então, sucederam-se as edições nacionais e estrangeira, e as adaptações para a rádio, televisão e cinema. Jorge Amado descreve, em páginas carregadas de grande beleza e dramatismo, a vida dos meninos abandonados nas ruas de São Salvador da Bahia, conhecidos por Capitães da Areia.
Capitães da Areia de Jorge Amado



Sinopse
 
Com doze anos, o Constantino ainda não deitou corpo, mas lá esperteza não lhe falta. O pior é a escola: gosta mais de andar aos peixes e aos pássaros. E acabou por apanhar uma raposa sem sequer ir à caça. Enquanto guarda as vacas, o Constantino sonha é em ser serralheiro de navios e fazer um barco que o leve até Lisboa. Amanhã mesmo deita mãos à obra.
Constantino Guardador de Vacas e de Sonhos de Alves Redol
 

O Fogo e as Cinzas (1951) - um belíssimo conjunto de contos, envolvidos pela atmosfera típica da vida e das gentes do Alentejo - "terra bravia de fomes".

O LARGO
, um dos contos de O Fogo e as Cinzas, narra as inevitáveis transformações e o progresso que se instala com a chegada do comboio a uma vila alentejana: os ferreiros desceram a operários…, os homens separaram-se..., as crianças dividiram-se..., as mulheres cortaram os cabelos, pintaram a boca e saem sozinhas…
Começa assim:
Era o centro da Vila. Os viajantes apeavam-se da diligência e contavam novidades. Era através do Largo que o povo comunicava com o mundo. Também, à falta de notícias, era aí que se inventava alguma coisa que se parecesse com a verdade. O tempo passava, e essa qualquer coisa inventada vinha a ser a verdade. Nada a destruía: tinha vindo do Largo. Assim, o Largo era o centro do mundo.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário