Menu



A MINHA LEITURA (1)

 
 
 
 
 
A MINHA LEITURA (1)
 



O Caderno do Avô Heinrich, de Conceição Dinis Tomé, é o título da novela eleita pelo Júri do Prémio Maria Rosa Colaço, 2012, na modalidade de literatura juvenil, promovido pelo município de Almada.

SINOPSE
Heinrich e Jósef conheceram-se na Polónia. Heinrich tinha chegado há pouco tempo da Alemanha, porque o pai não queria que o filho crescesse num país onde então dominavam o ódio, o preconceito, o abuso do poder e todas as formas de fanatismo. Naquele tempo, o homem que tinha subido ao poder resolveu dominar o mundo e perseguir todos aqueles que considerava serem de raças inferiores como os judeus ou os ciganos, e também todas as pessoas que lhe opusessem resistência. Esse homem chamava-se Adolf Hitler. Esta história, escrita com grande sensibilidade, conta-nos como Heinrich, e o seu amigo judeu, Jósef, apesar de tudo o que sofreram, conseguiram manter uma amizade que ficou para a vida. A autora mostra-nos ainda como o amor pelos livros e pela leitura, e a capacidade humana de criar beleza são importantes para promover a paz entre os povos.

A AUTORA
Conceição Dinis Tomé é professora na Escola Básica 2, 3 D. Luís de Loureiro, em Viseu.
É autora dos contos infantis A Lua e o Pirilampo (Editora Labirinto 2003) e História do rapaz que se tornou fazedor de estrelas (obra vencedora do Concurso de Literatura Infanto-juvenil – Prémio Centro Cultural do Alto Minho, em 2009).

Sem comentários:

Enviar um comentário